Português   |   English   |   Français
 
Notícias
Distinção PME "excelência 2014"
 
Renovação da norma NP EN ISO 9001:2015
 
Usimeca participa no desenvolvimento de carro eléctrico norueguês
 
Participação no Programa QREN
 
http://www.sgs.com/certifiedclients
 
 
 
Notícias
Usimeca participa no desenvolvimento de carro eléctrico norueguês
 
 
 
 
A encomenda veio da Noruega, mas toda a concepção de engenharia e de design é portuguesa. O projecto de criar um novo automóvel para a empresa Elbil Norge representou mais de um ano de trabalho para o Centro de Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA ), no TecMaia, envolvendo mais de 20 mil horas de engenharia e 30 técnicos das mais diversas áreas, desde designers, engenheiros de produto e processo, especialistas de prototipagem, montagem e acabamento.

"O projecto de desenvolvimento do novo modelo, o MetroBuddy, iniciou-se em Março de 2008 e tem previsto como objecto de entrega final os primeiros 15 protótipos funcionais. Até ao momento, foram produzidos cinco destes protótipos. Os dois primeiros seguiram para a Noruega na semana passada", explicou José Rui Felizardo, administrador do CEIIA.

Além do CEIIA-CE (Centro de Engenharia), a quem coube a responsabilidade da gestão do programa do novo veículo eléctrico, este projecto permitiu demonstrar competências e capacidades de várias empresas nacionais no desenvolvimento de produtos complexos, entre as quais, a EV-Iberia, Yasaki Saltano, Ropico, IETA, Forma3D, Robertrónica, Pamel, IPETEX, Usimeca e Imfu.

"Este trabalho de colaboração com a indústria perspectiva uma grande percentagem de incorporação nacional na altura de introduzir o MetroBuddy no mercado europeu e a possível criação de uma unidade de montagem em Portugal", adianta José Rui Felizardo.

O CEIIA-CE esteve envolvido em todo o ciclo de desenvolvimento deste novo veículo, desde o estilo até à produção e prototipagem, passando pela engenharia de componentes e moldes, de acordo com os requisitos da Elbil Norge. Os novos desenvolvimentos do carro, em 2009, centram-se na melhoria de produção, redução de custo, aumento da qualidade e adequação aos utilizadores (menos peso e menos baterias).
 
O MetroBuddy é a nova versão do Buddy, um veículo eléctrico norueguês 'zero emissões' e ultracompacto (tem menos de 2,5 metros de comprimento), com capacidade para transportar três pessoas, com uma autonomia total de, aproximadamente, 80 quilómetros. Durante o processo de desenvolvimento foram projectados mais de 100 novos componentes, incluindo um novo chassis, suspensão e jantes, componentes de carroçaria e de interior, de acordo com a futura sequência de montagem.

O MetroBuddy é a sexta geração do original Kewet, desenvolvido inicialmente em Hadsund, na Dinamarca, cuja produção do primeiro veículo remonta a 1991. Com a Elbil Norge, o veículo encontra-se em produção e venda na Noruega, desde 1992, estimando-se em mais de 700, as unidades actualmente em circulação em Oslo. O Buddy é orientado para um mercado de 'nicho', para mobilidade individual em curtas distâncias na cidade.

Fonte: Expresso
 
© Usimeca - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Resolução de conflitos de consumo | Livro de reclamações Desenvolvido por: IN YOUR MIND